ROBÓTICA EDUCACIONAL OU ROBÓTICA PEDAGÓGICA



Como é de conhecimento de todos entre 2006 a 2009, a Organização Educacional Expoente realizou parceira com a Prefeitura de Paranaguá, desenvolvendo capacitação e assessoria de tecnologia educacional para as Escolas e Centros Municipais.
O principal objetivo era propiciar visível melhoria na qualidade do ensino dentro de um contexto social onde as tecnologias da informação e da educação se fazem cada vez mais importantes e necessárias.
Atualmente, os projetos são desenvolvidos junto ao corpo docente das escolas, utilizando a Informática como ferramenta de apoio ao ensino.
Com o uso de componentes eletrônicos, como sensores, sonorizadores, motores de corrente contínua retirados de sucata de brinquedos e informática, os alunos constroem maquetes e protótipos relacionados aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Em parceria com o Expoente foram realizados cinco edições do Concurso de Projetos de Tecnologias Educacionais, o primeiro em 2006, de tema livre, dois deles em 2007, com os temas “Paranaguá e sua história” e “Geração e armazenamento de energia”, em 2008 com o tema “Desenvolvimento Sustentável” e em 2009 com o tema, “Literatura Infantil”. O Projeto em Robótica Pedagógica, implantado na cidade, é um projeto pioneiro no Brasil a trabalhar somente com material de sucata voltado a essa ciência. Ele propicia ao aluno não apenas a inclusão digital, mas uma visão de responsabilidade social e de sustentabilidade, que o prepara para interagir com uma sociedade em constante evolução.
A Robótica tem beneficiado os estudantes da Rede Municipal de Ensino, a visão de futuro e de investimento da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Paranaguá, torna possível enfrentar o desafio de implantar nas escolas da cidade um projeto inovador de uso de Tecnologias na Educação, que serve de exemplo para todo o país.
A Robótica Educacional utiliza o software de autoria Imagine e a interface de conexão Cyberbox para o envio de comandos ao computador e, consequentemente, às maquetes e protótipos, permitindo assim, o movimento e ação aos projetos elaborados. O uso de sucata e materiais reciclados facilita o processo por ser economicamente viável, e ainda motiva a pesquisa, observação e preservação do meio ambiente. Além destas facilidades, o método utilizado em Paranaguá viabiliza a ação do professor por não impor o uso específico de determinado conteúdo ou material. Assim, o educador domina a tecnologia e a aplica quando reconhece o momento correto para sua utilização.

A Robótica Educacional é um termo utilizado para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitem programar de alguma forma o funcionamento de modelos. Entre seus objetivos está à contextualização, o desenvolvimento da criatividade, a afirmação da liberdade, o aprendizado sobre reciclagem e a interação com a comunidade.

Desde 2006, o município de Paranaguá é considerado um modelo, pois o produto foi se adequando à realidade brasileira e ao seu principal objetivo de levar o conhecimento de forma simples e atraente para os alunos.

Relacionamos abaixo alguns momentos das cinco edições em Robótica Educacional realizados em nosso município.