I EDUCABLOG


REGULAMENTO DO CONCURSO EDUCABLOG 2011


O Concurso EducaBlog é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, em parceria com o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), para promover o uso de blogs como ferramenta pedagógica nas escolas da Rede Municipal de Ensino em nosso município, e visa premiar os melhores blogs educativos.

O concurso premiará as seguintes categorias:
a) os três melhores blogs das Escolas Municipais;
b) os três melhores blogs dos Centros Municipais;

Todos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais na área de Educação e Informática, convidados pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral e pelo Núcleo Tecnológico Municipal de Paranaguá.

I - DA PREMIAÇÃO

Os prêmios serão conhecidos durante o desenvolvimento do concurso. 
Categoria Blog de Escolas
Categoria Blog de Centros

II - DOS CRITÉRIOS E INSCRIÇÃO

Podem participar do concurso todas as Escolas e Centros Municipais, inclusive as Escolas Municipais de Educação do Campo.

As inscrições são automáticasCada escola/centro deverá enviar um e-mail ao Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) no endereço ntm.paranagua@hotmail.com

O e-mail deve conter:
- Assunto: Blog da Escola / Centro Municipal “.............................” e o corpo da mensagem deve apresentar os seguintes dados:
- Título dos Blogs (nome de tela); Endereço ou URL e a Categoria (Blog de Escola; Blog do Centro).

O prazo de envio dessa relação não pode exceder o dia 15 de julho de 2011 (30 dias após a divulgação do Concurso).


III - DA COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora será composta por três avaliadores para cada categoria em
julgamento (blog de Escola; blog do Centro), convidados pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral e pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM). Estes jurados devem ser, necessariamente, profissionais envolvidos em atividades de educação e/ou tecnologias: preferencialmente professores/multiplicadores, web designers, que atuem em instituições educativas ligadas a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral. Não podem participar da comissão julgadora, os multiplicadores do NTM e os professores que estiverem concorrendo, e os profissionais ligados a organização do concurso. Cada avaliador receberá um checklist com valores atribuídos de acordo com os critérios observados neste regulamento. Estes checklists deverão ser respondidos durante o período de avaliação. E ao final deste período, serão entregues à comissão organizadora para verificação e divulgação dos resultados obtidos.

IV - DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO
A avaliação final será realizada entre 21 a 30 de novembro de 2011. Neste período os julgadores deverão avaliar os blogs de acordo com os critérios estabelecidos. Ressaltamos que o blog deverá estar atualizado pelo(s) autor(es). Considerando todo o período de realização do concurso, da inscrição até o dia da premiação final que será organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral e pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM).

V - DOS RESULTADOS
O resultado do concurso será divulgado durante o Evento Final da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral e posteriormente ocorrerá a divulgação oficial dos ganhadores no site da Prefeitura de Paranaguá (www.paranagua.pr.gov.br) e no blog do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) de Paranaguá (http://ntmparanagua.blogspot.com).

VI - DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos.

1.Conteúdo:
· O blog deverá ter seus objetivos claramente informados e os conteúdos constantes nas postagens devem ser pertinentes e com o tema/disciplina do blog;
· O blog deve ser atualizado continuamente, pelo uma vez por semana;
· O autor do post deverá sempre ser identificado abaixo da postagem (nome do professor);
· Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web.
· O texto não deve conter erros gramaticais, de ortografia ou concordância;
· Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo texto no site original, evitando a denominada “duplicação de conteúdos” na Internet, creditando sempre o autor do texto citado. Ressaltamos que em caso de postagem de terceiros ou textos retirados de outro blogs ou sites será obrigatório a referência completa ou a postagem não será considerada.
· O blog deve usar adequadamente vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos hipermídia que visem o aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(s). Estes elementos devem ser devidamente referenciados.

2. Design
· O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: fundo claro e fonte escura, evitando a profusão de cores, mas o autor poderá aplicá-las com moderação na distribuição dos elementos da(s) páginas(s). A fonte deve ter tamanho adequado e uso adequado e pertinente de recursos como negrito, itálico e destaques a textos, parágrafos ou palavras específicas.
· O blog deverá usar imagens para enriquecer o conteúdo, porém deve fazê-lo de forma adequada: tamanho proporcional, disposição da imagem no post ou página; e pertinência da imagem com o tema abordado.
· O cabeçalho do blog deverá identificar claramente o tema, disciplina ou área de interesse e nome do blog. O blog deverá conter informações especificas sobre a mesma. Os cabeçalhos personalizados também serão considerados na avaliação de design. Serão consideradas as informações e a criatividade nas imagens utilizadas no nome ou título do blog que se apresentarem no cabeçalho.
· Serão considerados elementos de página obrigatórios: a Logomarca do concurso e o link do Blog do NTM, perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; outros blogs educativos; bibliotecas virtuais); e contadores de acesso. Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição visual do blog e problemas no carregamento de páginas.

3. Interação
· O blog deve conter contadores de acesso para verificação dos avaliadores das visitas feitas ao blog e a capacidade do blog de gerar tráfego. Mas terão maior pontuação a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem que serão avaliados no aspecto interatividade;
· Serão avaliadas as respostas do autor/responsável do blog aos comentários feitos nas postagens;
· Será avaliada também a interação entre os visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor do blog para outro;
· Caberá ao autor do blog provocar e instigar os seus leitores a participação no blog, bem como a sua divulgação para conseguir a interatividade na ferramenta.
· As referências devem indicar o autor, o site, o dia e a hora pesquisados.
Será avaliado negativamente o blog que não fizer os devidos créditos, pois o mesmo estará incorrendo na violação de direitos autorais.

Este regulamento bem como todas as normas do concurso estão disponíveis no blog do NTM para o conhecimento de todos. Caberá aos participantes, baixar o regulamento e um enviar e-mail para o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) no endereço ntm.paranagua@hotmail.com, para maiores esclarecimentos sobre as regras do concurso.
Será de responsabilidade do Núcleo Tecnológico Municipal, na responsabilidade da Profa Marly Serafim, coordenadora do NTM, a divulgação do concurso, durante a Capacitação do I Encontro Municipal dos Professores de Informática: suas práticas e perspectivas pedagógicas a realizar-se no dia 15 de junho no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral “Leôncio Correia”, no município de Paranaguá/Paraná.

Os casos omissos serão julgados de forma soberana e irrecorrível pela comissão organizadora do concurso.

VII - COMISSÃO ORGANIZADORA:

Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral;

Núcleo Tecnológico Municipal (NTM).


Paranaguá, 15 de junho de 2011.

Profa. Marly Serafim
Chefia da Divisão de Tecnologias Educacionais/Coordenadora do NTM