FORMAÇÃO – CURSOS OFERECIDOS

FORMAÇÃO - NTM PARANAGUÁ



Esta página tem como objetivo divulgar a formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral em parceria com o ProInfo Integrado. Estaremos promovemos a inclusão digital de professores e gestores das Escolas de Educação Básica e Centros Municipais para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).


1. CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL 
Carga horária40h

Presencial – 20h
EAD – Ensino a Distância – 20h

Objetivo:
Familiarizar o professor com a utilização de recursos básicos de computadores (sistema operacional linux educacional).

Programa:
Editor de texto; apresentações de multimídia; recursos da web para produção de trabalhos; pesquisa e análise de informações na internet; comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo).


Material do Curso Introdução à Educação Digital (clique aqui)


2. CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC's 
Carga horária: 100h

Presencial – 36h
EAD – Ensino a Distância – 64h

Objetivo:
Oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolhas, planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada serie, utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.

Programa:
Utilizar diferentes mídias digitais, realizar encontros presenciais, possibilitar ao cursista grande flexibilidade de organização de suas atividades, oferecer material pedagógico elaborado para o curso, propiciar a simbiose de conteúdo e tecnologia, ou seja, a integração tecnologia/currículo. Oferecer um sistema de apoio ao cursista, usando diversos canais de comunicação.

(clique nas unidades)