I EDUCABLOG EM PARANAGUÁ


APRESENTAÇÃO


Durante o I Encontro Municipal dos Professores de Informática foi lançando o I Concurso de Blogs Educativos das Escolas e Centros Municipais de Paranaguá. O Concurso EducaBlog é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), para promover o uso de blogs como ferramenta pedagógica nas escolas/centros da Rede Municipal de Ensino em nosso município, e visa premiar os melhores blogs educativos.  Podem participar do concurso todas as Escolas e Centros Municipais de Paranaguá, inclusive as Escolas Municipais de Educação do Campo. O regulamento bem como todas as normas do concurso estão disponíveis neste blog para o conhecimento de todos. Caberá aos participantes, fazer uma cópia do regulamento e um enviar e-mail para o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) no endereço ntm.paranagua@hotmail.com, para maiores esclarecimentos sobre as regras do concurso. 
O I Educablog tem como finalidade fomentar e promover o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso pedagógico para divulgar e produzir conteúdos e conhecimentos dentro e fora do espaço escolar, envolvendo gestores de escolas, pedagogos, professores, alunos e a comunidade.
A utilização de blogs na educação possibilita o enriquecimento das aulas e desenvolvimento de projetos através da publicação e interação de ideias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação das ferramentas tecnológicas da informação e comunicação, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.

Conheça o regulamento do concurso:

Agradecimentos especiais:
1) Ao meus queridos Claudiomar e Adrielle, que criaram o logotipo do concurso (a pedido do NTM/Paranaguá);
2) A Equipe Semedi pelo apoio, colaboração e entusiasmo demonstrados na elaboração do projeto.
I ENCONTRO MUNICIPAL DOS PROFESSORES DE INFORMÁTICA


Num mundo em constantes mudanças o computador, símbolo de avanço tecnológico, é um instrumento cada vez mais acessível e, portanto, cada vez mais presente na vida das pessoas. A escola não pode deixar de preparar seus alunos para sua utilização adequada, ética e responsável, principalmente na utilização da Internet.
O computador é um inegável recurso tecnológico para o processo de ensino-aprendizagem, pode favorecer a participação ativa dos alunos, permitir um fácil e rápido acesso a diversas fontes de informação, possibilitar a articulação do texto escrito, com imagem, som e movimento, possibilitar a simulação de situações, favorecer o desenvolvimento de habilidades como selecionar, organizar e analisar as informações para utilizá-las adequadamente, auxiliar na implementação de novas idéias e conceitos, entre outros.
Por outro lado nós, educadores, temos o desafio de colocar todo o potencial dessa tecnologia a serviço do aperfeiçoamento do processo educacional. Para isso, é preciso refletir sobre como, quando, onde e por que utilizar o computador, estabelecendo estratégias bem claras e definidas desse uso. Em face de isso no dia 15 de junho de 2011, a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá, através da Divisão de Tecnologias Educacionais, promoveu o I Encontro Municipal dos Professores de Informática: suas práticas e perspectivas pedagógicas no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral “Leôncio Correia”. Tendo como objetivo promover a reflexão, discussão e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores lotados na disciplina de Informática das Escolas da Rede Municipal de Ensino. Nesta oportunidade participaram do Encontro, além dos professores da disciplina de Informática Educativa das Escolas Integrais, os professores convidados dos CMEI´s e das Escolas parciais, bem como os multiplicadores do NTM de Paranaguá e Equipe Semedi. O curso buscava capacitar os professores em uma nova abordagem de ensino, desmistificando o uso do computador no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvendo habilidades para o uso da ferramenta.
Com a implantação dos Laboratórios de Informática com o Sistema Operacional Linux em nossas Escolas Municipais surgiu à necessidade de capacitar os professores que coordenam estes laboratórios, como também os que querem associar a Informática Educativa às suas disciplinas. Diante desta nova realidade, a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, através da Divisão de Tecnologias Educacionais estará promovendo através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo/MEC, a capacitação destes professores para procurarmos disseminar o uso da Informática Educativa nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil como ferramenta para o enriquecimento do processo educativo e de construção de conhecimento.
Os cursos a serem oferecidos serão o de Introdução à Educação Digital (40h) e o de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h), ambos os cursos objetivando aos professores ampliar seus conhecimentos em Informática Educativa, utilizando as TIC`s em suas estratégias docentes, promovendo desta forma situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu  desempenho.  
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pelo Ministério 
da Educação, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.
O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual/Municipal do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional e Municipal. Sendo assim o NTM de Paranaguá, sob a Coordenação da Profª Marly Serafim e demais multiplicadores, estará possibilitando ao professor o contato com as novas tecnologias de comunicação e informação que enfatizem a construção do conhecimento. Durante o I Encontro foi lançando o I Concurso de Blogs Educativos das Escolas e Centros Municipais de Paranaguá. O Concurso EducaBlog é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), para promover o uso de blogs como ferramenta pedagógica nas escolas/centros da Rede Municipal de Ensino em nosso município, e visa premiar os melhores blogs educativos. O concurso premiará as categorias, o melhor blog de uma das Escolas Municipais e o melhor blog de um dos Centros Municipais, podendo participar do concurso todas as Escolas e Centros Municipais de Paranaguá, inclusive as Escolas Municipais de Educação do Campo. O regulamento bem como todas as normas do concurso estão disponíveis neste blog para o conhecimento de todos. Caberá aos participantes, fazer uma cópia do regulamento e um enviar e-mail para o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) no endereço ntm.paranagua@hotmail.compara maiores esclarecimentos sobre as regras do concurso. Com isso o Núcleo de Tecnologia Municipal evidencia o compromisso de trabalhar na promoção da inclusão digital de toda a comunidade escolar, objetivando o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação no trabalho pedagógico. O NTM tem como maior objetivo auxiliar as escolas na implementação de projetos pedagógicos com aplicação da informática, o mesmo se encontra instalado na Escola Municipal “Luiz Vaz de Camões” e a perspectiva é atender todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de nosso município.

I Concurso de Blogs Educativos das Escolas e Centros Municipais de Paranaguá
Professor participe, as inscrições vão até o dia 15 de julho de 2011. Vamos fazer do seu EducaBlog um espaço para discutirmos Linguagem e Educação. Boa sorte!